Conheça cada um de nossos exames auditivos e como podemos ajudar!
Nossos Exames
A audiometria é um exame onde se verifica se há perda auditiva, o grau e a localização no sistema auditivo. Usa-se estratégias lúdicas para crianças menores de 2 anos. Necessita da participação do paciente no consultório.
Esse exame verifica a integridade da orelha média, a funcionalidade da membrana timpânica e cadeia ossicular. Identifica inflamação ou infecção no sistema auditivo.
Feito em consultório ou centro cirúrgico junto ao BERA com sedação.
Verifica a integridade das vias auditivas e o limiar auditivo eletrofisiológico, detecta perdas auditivas.
Menores de 1 ano de idade em sono profundo.
Avalia o funcionamento das células externas da cóclea – ouvido interno. Identifica perdas auditivas em nível coclear. Qualquer idade.
Em consultório ou Centro Cirúrgico junto ao BERA com sedação.
Avalia funções atencionais e cognitivas que ocorrem no córtex cerebral relacionados com a cognição, memória, atenção, processamento auditivo central. Necessita da participação do paciente. Maior de 7 anos,
Avalia como o cérebro processa e interpreta os sons que ouvimos. Dificuldades no PAC podem afetar a comunicação e o aprendizado. Maior de 7 anos, necessita a participação do paciente.
Obs: É necessário a audiometria tonal, audiometria vocal e imitanciometria recentes.
Os pacientes que tomam medicação para déficit de atenção devem realizar o exame sob o efeito do remédio.
Imitanciometria / Impedanciaometria
Bera em Consultório
Bera com Sedação
O BERA é um exame que verifica a integridade das vias auditivas, o limiar auditivo eletrofisiológico e detecta perdas auditivas. Realizado em Centro Cirúrgico com anestesista. A partir de 1 ano de idade.
Desenvolve o Processamento Auditivo através do treinamento das habilidades auditivas que estão alteradas. Treinamento em Cabine Acústica. O paciente recebe acesso a plataforma eletrônica para treinamento domiciliar.
Emissões Otoacústicas transientes/Produto de Distração (Teste da Orelinha)
P300 (Potencial Evocado Auditivo de Longa Latência)
Avaliação do Processamento Auditivo Central
Terapia do Processamento Auditivo Central
Audiometria
Somos uma empresa comprometida com o cuidado da saúde auditiva de crianças e adolescentes. Com uma equipe dedicada de profissionais experientes e tecnologia de ponta, oferecemos serviços de audiologia para pacientes desde o nascimento até os 17 anos.
Nossa missão é proporcionar uma experiência acolhedora e confortável durante a realização dos exames auditivos, garantindo resultados precisos para orientar os cuidados e intervenções necessárias.
Na Áudio Vital entendemos a importância da detecção precoce de problemas auditivos e seu impacto no desenvolvimento infantil, especialmente em relação à comunicação e ao aprendizado.
Quem somos
Nosso Espaço
Salas privativas, centro cirúrgico exclusivamente pediátrico, equipamentos modernos, profissionais especializados.
0 aos 3 meses: Diante de sons mais intensos, a criança deve apresentar respostas como despertar do sono, acelerar ou interromper a mamada; sustos e piscadas de olhos também são observados. Acalma-se com a voz da mãe e reage, inconstantemente, a sons familiares.
3 aos 6 meses: Localiza sons lateralmente e se aquieta com a voz da mãe.
6 aos 9 meses: O bebê localiza prontamente sons de seu interesse virando a cabeça em direção a sua origem. Consegue demonstrar reações de agrado ou desagrado aos sons que ouve. Reage aos sons suaves e também quando é chamado pelo próprio nome.
9 aos 12 meses: Localiza os sons para o lado e para baixo rapidamente, tanto para sons altos quanto baixos. Compreende e responde a comandos verbais mais simples (“manda beijo”, “dá tchau”). Balbucia em resposta à nossa voz.
12 aos 15 meses: Localiza os sons para o lado, para baixo e para cima. Começa a compreender e responder a comandos verbais mais complexos (“cadê a mamãe?”, “cadê o papai?”). Aponta e procura objetos quando solicitado.
15 a 18 meses: Localiza diretamente os sons para os lados, para cima e para baixo. Compreende ordens ou perguntas relacionadas às partes de seu corpo (“cadê a mão?”, “cadê o pé?”). Identifica brinquedos e pessoas.
18 e 24 meses: Obedece a ordens simples, identifica brinquedos e utensílios domésticos, reconhece sons domésticos (telefone, campainha, latido, barulho do carro) e pessoas.
Desenvolvimento AUDITIVO NORMAL da criança
Fonte: Conselho de Fonoaudiologia
QUE...
Os exames audiológicos não provocam nenhum tipo de dor?
QUE...
A partir de 25 semanas de vida, o feto já consegue ouvir?
QUE...
O desenvolvimento auditivo está diretamente ligado ao desenvolvimento da fala e da linguagem?
QUE...
Crianças que tem otite de repetição podem apresentar atrasos no desenvolvimento da linguagem?
QUE...
A dificuldade de audição pode influenciar negativamente o desenvolvimento das habilidades sociais da criança?
QUE...
A dificuldade de audição pode colaborar para quadros de dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita?
QUE...
Quanto antes as perdas auditivas forem detectadas, maiores as chances de sucesso no tratamento e menor será o prejuízo na vida da criança?
Você sabia?
Agendamentos
Planos de Saúde
Redes Sociais
(41) 3016-4800
Atendemos particular e convênios (Consulte disponibilidade)
Informações