top of page

Seu filho
Ouve bem?

A Audiovital possui uma equipe especializada de fonoaudiólogas, experientes no atendimento para bebês, crianças e adolescentes, e conta com equipamentos de última geração para melhor atendê-los.

Conheça cada um de nossos exames auditivos e como podemos ajudar!

Nossos Exames

A audiometria é um exame onde se verifica se há perda auditiva, o grau e a localização no sistema auditivo.  Usa-se estratégias lúdicas para crianças menores de 2 anos. Necessita da participação do paciente no consultório.  

Esse exame verifica a integridade da orelha média, a funcionalidade da membrana timpânica e  cadeia ossicular. Identifica inflamação ou infecção no sistema auditivo. 
Feito em consultório ou centro cirúrgico junto ao BERA com sedação.

Verifica a integridade das vias auditivas e o limiar auditivo eletrofisiológico, detecta perdas auditivas. 

Menores de 1 ano de idade em sono profundo.

Avalia o funcionamento das células externas da cóclea – ouvido interno. Identifica perdas auditivas em nível coclear.  Qualquer idade.
Em consultório ou Centro Cirúrgico junto ao BERA com sedação.

Avalia funções atencionais e cognitivas que ocorrem no córtex cerebral relacionados com a cognição, memória, atenção, processamento auditivo central. Necessita da participação do paciente. Maior de 7 anos,

Avalia como o cérebro processa e interpreta os sons que ouvimos. Dificuldades no PAC podem afetar a comunicação e o aprendizado. Maior de 7 anos, necessita a participação do paciente.
Obs: É necessário a audiometria tonal, audiometria vocal e imitanciometria recentes. 
Os pacientes que tomam medicação para déficit de atenção devem realizar o exame sob o efeito do remédio. 

Imitanciometria / Impedanciaometria

Bera em Consultório

Bera com Sedação

O BERA é um exame que verifica a integridade das vias auditivas, o limiar auditivo eletrofisiológico e detecta perdas auditivas. Realizado em Centro Cirúrgico com anestesista. A partir de 1 ano de idade.

Desenvolve o Processamento Auditivo através do treinamento das  habilidades auditivas que estão alteradas. Treinamento em Cabine Acústica. O paciente recebe acesso a plataforma eletrônica para treinamento domiciliar.

Emissões Otoacústicas transientes/Produto de Distração (Teste da Orelinha)

P300 (Potencial Evocado Auditivo de Longa Latência)

Avaliação do Processamento Auditivo Central

Terapia do Processamento Auditivo Central

Audiometria

SEU FILHO OUVE BEM (14) (1).png

Somos uma empresa comprometida com o cuidado da saúde auditiva de crianças e adolescentes.  Com uma equipe dedicada de profissionais experientes e tecnologia de ponta, oferecemos serviços de audiologia para pacientes desde o nascimento até os 17 anos. 

Nossa missão é proporcionar uma experiência acolhedora e confortável durante a realização dos exames auditivos, garantindo resultados precisos para orientar os cuidados e intervenções necessárias.

 Na Áudio Vital entendemos a importância da detecção precoce de problemas auditivos e seu impacto no desenvolvimento infantil, especialmente em relação à comunicação e ao aprendizado.

Quem somos

SEU FILHO OUVE BEM (7).png

Nosso Espaço

Salas privativas, centro cirúrgico exclusivamente pediátrico, equipamentos modernos, profissionais especializados. 

0 aos 3 meses: Diante de sons mais intensos, a criança deve apresentar respostas como despertar do sono, acelerar ou interromper a mamada; sustos e piscadas de olhos também são observados. Acalma-se com a voz da mãe e reage, inconstantemente, a sons familiares.

3 aos 6 meses: Localiza sons lateralmente e se aquieta com a voz da mãe.

6 aos 9 meses: O bebê localiza prontamente sons de seu interesse virando a cabeça em direção a sua origem. Consegue demonstrar reações de agrado ou desagrado aos sons que ouve. Reage aos sons suaves e também quando é chamado pelo próprio nome.

9 aos 12 meses: Localiza os sons para o lado e para baixo rapidamente, tanto para sons altos quanto baixos. Compreende e responde a comandos verbais mais simples (“manda beijo”, “dá tchau”). Balbucia em resposta à nossa voz.

12 aos 15 meses: Localiza os sons para o lado, para baixo e para cima. Começa a compreender e responder a comandos verbais mais complexos (“cadê a mamãe?”, “cadê o papai?”). Aponta e procura objetos quando solicitado.

15 a 18 meses: Localiza diretamente os sons para os lados, para cima e para baixo. Compreende ordens ou perguntas relacionadas às partes de seu corpo (“cadê a mão?”, “cadê o pé?”). Identifica brinquedos e pessoas.

18 e 24 meses: Obedece a ordens simples, identifica brinquedos e utensílios domésticos, reconhece sons domésticos (telefone, campainha, latido, barulho do carro) e pessoas.

Desenvolvimento AUDITIVO NORMAL da criança

Fonte: Conselho de Fonoaudiologia

Exames Auditivos em Curitiba

QUE...

Os exames audiológicos não provocam nenhum tipo de dor?

 

QUE...

A partir de 25 semanas de vida, o feto já consegue ouvir?

 

QUE...

O desenvolvimento auditivo está diretamente ligado ao desenvolvimento da fala e da linguagem?

 

QUE...

Crianças que tem otite de repetição podem apresentar atrasos no desenvolvimento da linguagem?

QUE...

A dificuldade de audição pode influenciar negativamente o desenvolvimento das habilidades sociais da criança?

 

QUE...

A dificuldade de audição pode colaborar para quadros de dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita?

 

QUE...

Quanto antes as perdas auditivas forem detectadas, maiores as chances de sucesso no tratamento e menor será o prejuízo na vida da criança?

Você sabia?

bottom of page